o dr. passos coelho mentiu aos portugueses


Por Tiago Mesquita

O que para o Dr. Passos Coelho em Maio era uma verdade inquestionável, uma garantia e uma promessa eleitoral aos portugueses a semana passada caiu por terra. E com isto caiu por terra o mito de que Passos é diferente de Sócrates ou de qualquer outro, que do seio de um destes dois partidos apareça em bico dos pés e vontade de ganhar eleições com meia dúzia de promessas guardadas num bolso descosido.

"O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, garantiu hoje que, se ganhar as eleições, "não vai mexer nas taxas de IVA" e que pretende recolher mais dinheiro dos impostos "alargando a base". "Eu já tive ocasião de dizer que o PSD, e eu próprio, não vamos mexer naquilo que são as taxas de IVA que estão previstas, nomeadamente no acordo que foi estabelecido com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional. Nós vamos ter de recolher mais dinheiro dos impostos alargando a base, que não aumentando ou agravando as taxas do imposto", disse."

Passos Coelho falava numa acção de campanha em Valença do Minho, durante a qual ouviu as preocupações dos comerciantes e dos autarcas locais sobre a disparidade já existente entre o IVA em Portugal e em Espanha." LUSA/SOL 30 de Maio de 2011

Lembra-se desta promessa Dr. Passos Coelho? Tem a certeza?

O que fez esta semana relativamente à subida de taxa do IVA de dois bens como a electricidade e o gás natural da taxa mínima (6%) para a taxa máxima (23%) provocando um aumento nas despesas mensais das famílias portuguesas (que se traduz num acréscimo de 12,75 euros à factura para uma família com consumo de 50 euros mensais de electricidade e 25 euros de gás natural) é um roubo. Repito: UM VERDADEIRO ROUBO!

Para quem prometeu cortes significativos na despesa e não o aumento sucessivo da receita via os mesmos de sempre o senhor faltou à verdade. Como vai explicar às famílias, aos empresários, aos proprietários de todo o tipo de comércio e restauração que acreditaram em si, que em si votaram e que agora o vêem fazer exactamente o mesmo que a figurinha que o antecedeu no governo fez durante 6 anos, e que o senhor criticou veemente por agir dessa forma despudorada. Afinal o que o diferencia do seu antecessor? Qual é a seriedade de quem promete e, três meses volvidos e eleições ganhas à custa dessas mesmas promessas, age de forma contrária ao esperado, anunciado e prometido. O que vale afinal a sua palavra? Nada? Ou terá um prazo de validade de três meses?

E não se desculpe com novos desenvolvimentos e desconhecimento do verdadeiro estado de coisas. Se não sabia o que ia encontrar não prometesse de olhos fechados, só por antítese e com sorrisinhos de eleições à vista. Uma pessoa que promete algo com conhecimento de causa é um optimista, uma que promete sem saber se vai ter sequer condições para tentar cumprir o que prometeu é não só um verdadeiro inconsciente como um malabarista. Estamos a falar de um país inteiro, Dr. Pedro Passos Coelho.

O senhor está a ir ao bolso de forma execrável aos portugueses, e pior, não faz sequer ideia do impacto catastrófico que estas medidas a nível familiar e a ao nível das empresas. Eu não acredito em si. E não vou acreditar nunca. É mais um a servir-se e a colocar os amigos nos lugares chave. Mais do mesmo, novamente.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

valha-nos santo eucarário!