Mensagens

A mostrar mensagens de maio 29, 2011

não me tirem o protagonismo!

Imagem
Miguel Sousa Tavares, MST daqui em diante, vem mais uma vez, no Expresso, lançar alguns vitupérios contra os escrevedores de blogues. Estou farto de gente como MST e Pacheco Pereira, que ganham a bom ganhar por opinarem o que muito bem lhes apetece e acham mal que outros, que ainda por cima não ganham nem um cêntimo com isso, o façam. Como se o direito à palavra fosse deles e só deles, uma espécie de coutada privada. Como se só eles tenham a primazia de dizer o que se deve ou não fazer, pensar ou não pensar. A gente que escreve na net, seja nas redes sociais ou nos blogues, nem sempre propaga a verdade? Nem sempre. Nem sempre prima pela tolerância aos sentimentos e opiniões dos outros? É verdade. Recorre muitas vezes a linguagem desbragada e ofensiva? Recorre sim senhor. Mas nisto, como em tudo, há que saber separar o trigo do joio. Eu escolho as minhas leituras. Sei quais os blogues que recorrem à linguagem digna do mais boçal dos carroceiros para achincalhar os seus alvos e os

pelo respeito que me merecem, apetece-me escrever assim: bófia ataca no rossio

Imagem
Três jovens que participavam em “referendo popular” são detidos no Rossio Por Andreia Sanches, Clara Viana http://www.publico.pt 4/6/2011 Três pessoas foram detidas esta tarde, por volta das 15h00, no Rossio, em Lisboa, quando participavam numa assembleia popular promovida pelo movimento Democracia Verdadeira Já. T Testemunhas dizem que houve algumas bastonadas, a PSP nega (Da Maia Nogueira) Segundo Renato Teixeira, da organização, a PSP apreendeu fotografias, material de som e boletins para um “referendo popular” que estava previsto acontecer ao longo do dia de hoje. “Sente-se representado no actual sistema democrático?” era uma das perguntas dos boletins. A PSP confirmou as detenções. Mas garante que quem as fez foi a Polícia Municipal. “A Polícia Municipal deslocou-se ao local para apreender algum material que eles lá tinham. Os ânimos exaltaram-se. A PSP foi chamada. E o Comando Metropolitano de Lisboa foi lá apenas para apoiar a Polícia Municipal”, disse ao PÚBLICO o oficial

acabou-se o carnaval!

Imagem
Em dia de reflexão, não posso dizer em quem vou votar, é isso? Mas posso dizer em quem não voto. Nestes não. 

já passou pelo rossio? hoje há gente, há vida, há revolta, há reflexão!

Imagem

há mais vida para além da direita (PS incluído)

Imagem
Deixo-vos aqui as razões de algumas pessoas que me tenho habituado a ler, e tantas vezes a comungar opiniões, ideias, ideais, sonhos. Não para o convencer a votar neste ou naquele partido. Mas para ver que o voto não precisa de incidir fatalmente sobre os partidos da troika, PS, PSD e CDS. Há outros. Diferentes. Mas, com defeitos todos eles, ou não fossem humanos os que lhes dão vida, honestos nas suas intenções. Aproveite o sábado de reflexão para lhes ler os programas, destes e de outros. É o que vou fazer.

a rainha rapioqueira

Imagem

como é que este pode ser irmão do outro?

Imagem

hoje, do rossio, vi navios, provei laranja amarga

Imagem
Esta praça, vazia, não tem graça. Pois é, meus amigos. Na minha idade, ainda sou um sonhador, um idealista. Achei que hoje o Rossio ia encher. E encheu-se, de quando em vez. De laranjas amargas, por exemplo, excitadas e impantes a caminho do Carmo, lugar de que se apropriaram como, a partir de segunda-feira, se apropriarão do resto do país. Ou muito me engano ou o povo, votante, pagante, com queda para o masoquismo, assim o vai querer. Mas, do Rossio, dizia, fiquei-me a ver laranjas amargas e navios. De gente lúcida, a gente que conta, a gente que quer mudar isto, vi pouca, pouca e boa mas que não chegou nem para encher um recanto junto à estátua. Amanhã é que é, disseram-me. Seja. Amanhã volto lá. Porque não perco a esperança. Um sonhador. Um idealista. Vai lá ter? Precisamos de si, de todos, para que isto mude. Leva tempo mas, se ainda não notou, algo está a mudar. Viu em Espanha? Em Atenas? Em Paris, Londres, Berlim? Sopram novos ventos. Faça um esforço. Saia de casa. Vai ser li

´bora fazer a vontade ao homem!

Imagem

ora agora alterna um, ora agora alterna outro

Imagem
Eleições no domingo: VIRA O DISCO E TOCA O MESMO. ATÉ QUANDO? A apanha eleitoral termina hoje em Portugal, como é requerido por lei. Mas ela continua sempre. O que acontece é que neste período, dito legalmente de Campanha Eleitoral e que mais não é que o período de apanha votantes crentes em desespero, ingénuos e incautos. Também os que se identificam com as mentiras e promessas sistematicamente incumpridas são apanhados. Mas esses com agrado, presume-se.

correr com sócrates não cura, mas alivia!

esse que quer que tudo mude p'ra que tudo fique na mesma

Imagem
Fonte:  http://portugaluncut.blogspot.com

domingo, tome partido!

oh mia pátria si bella e perduta!

Imagem

é só falazar falazar falazar

Imagem
Eles falam, falam, falam. Falam muito. Insultam-se de quando em quando. Zangam-se. Mas esclarecer os eleitores de uma forma séria, clara, nicles batatóides . Ou seja, a maioria dos portugueses vai votar assim que a modos numa espécie de clube. Isto é tudo uma questão de fé. E de inconsciência.

ainda o caso catroga ou como a púbica se torna pública

Imagem
    Catroga advoga cortes na função púbica. Fonte:  http://blogdodalailima.blogspot.com/

domingo, vamos todos ovacionar sócrates!

Imagem
Fonte:  http://henricartoon.blogs.sapo.pt

pluralidades (2)

Imagem
Mais dois cartazes com piada. Verdade, verdadinha, ainda não parei de rir desde que os vi. A não ser que o PPM impedisse a vinda do FMI à maneira de Salazar: orgulhosamente sós. Mas um voto útil é um voto útil, e sempre será mais útil votar PPM do que PPD. Útil para o país e para os portugueses, está claro.

pluralidades

Imagem
Não pespego aqui com este cartaz para apelar ao voto na CDU, não senhor. Como já tenho dito e redito, o que é preciso é ir votar, branco, nulo, às pintinhas, às risquinhas, às bolinhas, desde que se não vote nos partidos da troika, PS, PSD, CDS, os que nos têm lixado a vida e se preparam para tramar as dos nossos filhos e netos. Se pespego aqui o cartaz da CDU, é porque está giro e é certeiro. E, para manter a pluralidade do Quatro Almas, vou agorinha mesmo esquadrinhar os sites dos partidos (excepto PS, PSD e CDS). Se encontrar mais cartazes que valha a pena ver, eles para aqui virão. Pois então!

um cálice do porto, à sua saúde!

Imagem

valha-nos deus!

Imagem

o bebé que abala o berço

Imagem

quem te avisa teu amigo é

Imagem
Do centrão à direita extrema, eles não têm dúvidas nem escrúpulos: o que é preciso é garantir a continuidade. Quer votem no PS, no PSD ou no CDS o resultado é sempre o mesmo, a defesa do capitalismo na sua variante mais agressiva e desumana, multiplicadora de injustiças, miséria, fome. Se andam às turras, não é por divergência nas políticas a seguir, essas são de somenos desde que o fim seja atingido, mas porque todos querem sentar as prósperas nádegas nos cadeirões do poder, garantindo a distribuição de prendas e prebendas entre si e os seus.

paulo campos e josé sócrates são tão "fixes" como ter hemorróidas ou levar uma cornada no rabo

Imagem
Num discurso na Guarda, Paulo Campos - secretário de Estado adjunto e cabeça de lista do PS neste distrito, mais um milagre da ascensão socialista cujo nome aparece em tudo o que é de surpreendente nos últimos anos de governação, decidiu desatar num berreiro gritando "Sócrates é fixe", uma histeria que quase terminava em apoplexia, como se Sócrates fosse uma espécie de novo Soares embrulhado em papel de forrar as gavetas das cuecas. Mas quem é este Paulo Campos? Segundo o jornal I: "Paulo Campos teve entre 1994 e 2002 uma empresa de produção de espectáculos (chamada Puro Prazer). O negócio acabou por fechar, mas - de acordo com a Rádio Renascença - a entrada no governo permitiu ao actual secretário de Estado adjunto das Obras Públicas dar emprego aos seus antigos sócios. E foi nos CTT, que estão sob tutela de Paulo Campos. Em Junho de 2005, Marcos Afonso Batista foi nomeado administrador dos Correios de Portugal e de mais cinco empresas do grupo. Já em Abril de 2009,

eh touro lindo!

Imagem
Portas afirmou, num repente de marialvismo que só lhe fica bem, que sempre que as touradas forem atacadas o CDS lá estará para as defender. Mais um bocadinho e Portas ganha o meu voto. Tenho umas condições a impor que, de certeza absoluta, Portas acolherá de bom grado: que defenda também outros costumes bem portugueses e viris, como cuspir para o chão e deixar crescer a unha do mindinho para escarafunchar os ouvidos. E, se não lhe for pedir muito, que imponha o regresso da Legião, da Pide e do Santo Ofício para que os portugueses voltem a entrar nos eixos, tão descarrilados andam desde que cravos e magalas lhes entraram portas adentro.

como um astronauta vê a Terra

Imagem

de banhada em banhada, estamos pendurados

Imagem

sobre o homem que defende o estado social

Imagem

garcia pereira prega às criancinhas

Imagem
E não se lhes podia ler, em voz alta, o livrinho vermelho de Mao Zedong ou coisa assim? Elas iam compreender tintim por tintim.

oh mamã, porque é que eles estão sempre a dizer faca?

Imagem

o primeiro peixe

Imagem

dia 5, corte o mal pela raiz

Imagem
Fonte:  http://henricartoon.blogs.sapo.pt/

balsemão acusa portas de esquerdismo tardio

Imagem
Mas Portas, de esquerda, nada tem. Tem demagogia, tem. Tem populismo, tem. E tem um agudo sentido de oportunidade eleitoral. De oportunismo, melhor dizendo. Muitos comentadores, politólogos, opinionistas, o que lhes quiserem chamar, são unânimes em afirmar que Portas está a fazer a melhor campanha. E assim premeiam não a discussão séria de medidas políticas, inadiáveis, mas o folclore, a mentira, as meias-verdades, a insinuação rasteira, a xenofobia encapotada, o rico cheirinho a sacristia, a propaganda tonitruante, a frase oca, a frase batida, os idealismos de pacotilha, a cenoura à nossa frente como se fossemos todos burros, os beijinhos das peixeiras, o calcorrear das feiras, os bonés, boinas e barretes que nos querem enfiar, as arruadas, os comícios, os banhos e os duches de multidões, os sorrisos para a TV, a TV a seguir-lhes os passos, a procissão ao senhor Dos Passos, as missas campais, os urras dos fiéis, os insultos aos infiéis, a palhaçada do costume num país de maus costume

uma campanha alegre

Imagem

é isto que quer para portugal? vote PS, PSD ou CDS!

Imagem

enquanto não os mandamos para a rua, vamos para a rua nós!

Imagem
Dia 3 a partir das 18 horas. Numa praça perto de si.

a grécia está nas ruas, sabia?

Imagem
Depois de terem ignorado os dias iniciais dos protestos em Espanha, e de terem feito uma cobertura tardia e limitada das repercussões em Portugal, os media portugueses insistem em fechar os olhos, ou em tentar fechar-nos os olhos, em relação a outro palco de contestação em curso: a Grécia. São pelo menos cem mil nas ruas em Atenas há vários dias, a protestar contra as medidas de austeridade, a intervenção do FMI, a complacência do governo, a vida que não podem viver. Nisto, os media portugueses não estão sozinhos: o bloqueio é geral. Percebe-se que o efeito claro das políticas de austeridade impostas pelo FMI desde há um ano não seja uma visão agradável que para quem tenta implementar o mesmo plano sanguessuga por outras paragens; e menos será a consciência de que as pessoas não estão rendidas ao que lhes vendem como inevitável, e que um ano de austeridade e ameaças as faz sair para a rua em massa. Mas não será precisamente porque a Grécia é um exemplo tão próximo e claro que o jorn

inqualificáveis

A história conta-se em duas ou três penadas: polícia e bombeiros de Alameda, Califórnia, assistiram à morte por afogamento de um homem de 53 anos sem que o tivessem tentado salvar. Razão? Não tinham qualificações para efectuar socorros no mar.

cavaco silva, um exemplo de parcimónia

Imagem
E é este o homem que diz que gastamos demais e que temos que mudar de vida: na sua beatífica e mui confortável função de presidente de todos os portugueses, Sua Excelência o Senhor Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva esmifra, ao erário público, a módica quantia diária de 45 mil euros. São 315 mil euros ao fim de cada semana de ocupação do Palácio de Belém, 1 milhão e trezentos e cinquenta mil euros por mês, mais de 16 milhões por ano contra os "míseros" 7 milhões que custa, a Espanha, a respectiva Casa Real.  Se isto não é um escândalo, o que é um escândalo?  Austera a figura será, firme e hirta como ela só, mas quanto a outro tipo de austeridade, o da poupança das depauperadas finanças públicas, do dinheiro de todos nós, estamos conversados. Cá estarei eu, tu, nós, vós, para pagar. Eles, os políticos que nos couberam em sorte, é que nunca. Toca, pois, a mudar de vida. Passe fome, se tiver que ser. Se está desempregado, empregue-se, não seja madraço. Venda os trastes, se

está despedido!

Imagem
Antes de votar, reflicta: http://5dias.net/2011/06/01/razoes-para-votar-1-cronica-de-um-despedimento-anunciado/