um grito de dor e guerra


"Falidos!" é o livro mais devastador, lúcido, emocionante e esclarecedor que li nos últimos anos, talvez em toda a minha vida. Lê-se com um nó na garganta. 


Escrito por um autor anónimo, francês, que resolve abandonar tudo - carreira, bens de consumo, dívidas cada vez maiores e o alcoolismo com que anestesiava as frustrações de uma vida vazia - para ir viver nas margens do rio Mekong, um pobre entre os mais pobres da Terra, velhos aos 40 anos, meninos que trabalham de sol a sol. E escreve, com uma força e um talento ímpares, sobre o capitalismo, esta última fase do capitalismo, sustentado pela ideologia neoliberal, que tudo devasta e corrói à sua passagem.


Mas, para além de uma crítica aos políticos, "as putas da República", e à pornografia financeira, "Falidos!" é também um libelo acusatório contra o cidadão comum, contra nós, os que, sendo vítimas do sistema, pouco ou nada fazemos para o mudar, a não ser, acrescenta o autor, alimentando a blogosfera com a nossa insatisfação, o nosso protesto, o nosso desespero.

Touché!

Nota: o livro custa pouco mais de 5 euros e tem, para além do mais, uma belíssima tradução. Se o comprar, serão os mais bem gastos da sua vida.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

valha-nos santo eucarário!