a américa pobre
Os habitantes da localidade de Owsley, no Kentucky (EUA), parecem ter ficado parados no tempo. A maioria vive sem água ou electricidade, em casas que se deterioram diariamente e onde o lixo e os objectos velhos se acumulam.
Na região não há trabalho: a queda nos mercados de carvão, madeira e tabaco ditou o desemprego de grande parte dos 4700 habitantes.
De acordo com os censos (estudo estatístico referente a uma população) de 2010, a comunidade de Owsley tem, em média, o rendimento familiar mais baixo dos EUA - 41,5% dos habitantes vivem abaixo do limiar da pobreza.
Não há dinheiro para combustíveis, o que leva muitas pessoas a escolherem o cavalo ou o burro como meio de transporte e o comércio local apenas consegue ter algum lucro graças à curiosidade dos turistas que querem espreitar a vida em Owsley.
O baile de finalistas da escola secundária local, a Owsley County High School, é o acontecimento do ano. As adolescentes têm direito a vestidos com folhos coloridos e os penteados elaborados são feitos em casa pelas respectivas mães.
Para os jovens da zona este é o último dia de festa antes de enfrentarem a vida adulta e as dificuldades da região.
Texto e fotografias: http://www.sabado.pt
Comentários