marx e lenine revolvem-se nas tumbas
O industrial mais rico da China, Liang Wengen, deverá ascender ao Comité Central do Partido Comunista Chinês em 2012, numa promoção sem precedentes e que Marx e Lenine nunca teriam provavelmente imaginado, revelou hoje a imprensa oficial.
Liang Wengen, 57 anos, presidente do grupo Sany Group, «parece estar em vias de se tornar o primeiro empresário privado a entrar para o Comité Central do PCC (…) O Departamento de Propaganda do Partido já concluiu o processo de avaliação», disse o Global Times, citando um semanário de Cantão.
Com uma fortuna estimada em 10.000 milhões de dólares (7.446 milhões de euros), Liang Wengen encabeça a lista dos chineses mais ricos elaborada pela revista Forbes.
«A inclusão de pessoas como Liang Wengen na liderança do Partido será uma oportunidade para representarem os seus interesses e impulsionar o sector empresarial privado», congratulou-se um académico chinês citado pelo Global Times, jornal de língua inglesa do grupo Diário do Povo, o órgão central do PCC.
Os 'esquerdistas', pelo contrário, alertam, que «o capitalismo privado está a infiltrar o nosso sistema socialista», disse Fan Jinggang, do grupo Utopia, ao Global Times.
Antigo funcionário do ministério do ordenamento industrial, Liang Wengen estabeleceu-se por conta própria em 1987 e filiou-se no PCC em 2004, pouco depois de a sua empresa ter entrado na Bolsa.
Durante a década de 'Grande Revolução Cultural Proletária' (1966-76), os empresários eram considerados «inimigos de classe» e os seus filhos não podiam sequer ser admitidas numa universidade.
A abertura do PCC aos «representantes das mais avançadas forças produtivas», designação atribuída habitualmente aos empresários privados, foi decidida apenas no XVI Congresso do PCC, em 2002.
Gestores de grandes empresas estatais já pertencem ao Comité Central do PCC, mas se a ascensão de Liang Wengen se confirmar, ele será o primeiro empresário privado a ocupar um lugar no topo da liderança comunista chinesa.
Fonte: http://sol.sapo.pt
Comentários