no estaminé das necessidades, a diplomacia é de merceeiro
O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas, defendeu, ontem à noite, em Caracas, que as embaixadas e consulados portugueses sejam transformados em centros de promoção das marcas, empresas e produtos portugueses.Todos os países têm um Ministro de Negócios Estrangeiros para tratar da política internacional mas Portugal parece ter optado por ter antes um caixeiro viajante, na linha do Sócrates e neste caso até indo fazer negócio com os mesmos clientes que antes desprezavam e condenavam. Mudam-se os tempos, mudam-se as opiniões. As Embaixadas, que antes serviam para ajudar os portugueses espalhados pelo mundo, agora querem vê-las transformadas em Centros Comerciais e, se essa é a politica, então o melhor mesmo é fazer regressar a casa os embaixadores e substituí-los pelos merceeiros Belmiro com o seu Continente e o Soares dos Santos com o Pingo-Doce. Têm é que garantir que não vão para lá vender tomates espanhóis.
Já estou a ver o Embaixador português em Washington a bater à porta da Casa-Branca para vender um Zé Povinho ou um “caralhote” das Caldas.
Texto e imagem: http://wehavekaosinthegarden.wordpress.com/
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