Mensagens

A mostrar mensagens de Fevereiro 7, 2016

democracia, isto?

Imagem
Já não é novidade para ninguém, mas agora a coisa ultrapassa as raias do escândalo: a democracia é um sistema político em vias de extinção.  Confirmámos, depois do 25 de Abril, que um governo de esquerda contaria com a conspiração e a oposição dos Estados Unidos e da Europa "civilizada". Sabemos agora que um governo do Partido Socialista, mesmo com os seus achaques de direita, que os tem e não são poucos, também não é possível. A Comissão Europeia, o Eurogrupo, a Alemanha, o FMI e, claro, os mercados, as agências de rating, os especuladores, a alta finança de casino tudo farão para derrubar Costa e voltar a fazer eleger Coelho. A imprensa nunca foi tão manipulada, o povo nunca esteve tão desinformado, pelo menos em tempos de democracia. A não ser que o mundo se revolte e dê a volta - este é um mal que atinge quase todos por igual -, estamos condenados a uma democracia de faz-de-conta, a participar em farsas eleitorais que só serão válidas se elegerem a direita, e quanto mai…

as garras e as presas de abscheulich schäuble

Imagem
O sinistro esterco voltou a botar faladura. Não quer que Portugal "perturbe os mercados". E que a colónia lusa continue pelo caminho de sucesso para onde Coelho levou os seus passos e os nossos. O homúnculo tem sonhos de grandeza, de um IV Reich em que ele seja o Führer. Onde Portugal e Itália e Espanha e a Grécia mais não sejam do que gigantescos campos de trabalho onde os novos judeus, os madraços do Sul, contribuirão com suor e sangue e lágrimas para o engradecimento da geliebten Deutschland. Numa Europa realmente democrática, e fraterna, há muito que o traste fétido tinha sido mandado calar. Mas algo está podre, muito podre e pobre, de Portugal ao reino da Dinamarca. Os espíritos, as vontades, a dignidade de cada povo, independente e senhor do seu destino.

gente de labor e luta

Imagem
Os bem instalados da vida não sabem nem sonham o que custa trabalhar de sol a sol por uma bucha, pela sobrevivência. Para eles, as fotos que se seguem serão meramente castiças, pedaços de um Portugal em estado novo. Para mim, são as imagens, tantas vezes tão tristes, de um país onde a pobreza é vista por muitos como uma fatalidade. Uma inevitabilidade que tanto jeito dá aos bem nutridos, aos vendilhões de suor e sonhos.








o mao da fita

Imagem
Miguel Portas é que tinha razão: o homem é um farsolas. Mente como ninguém, rouba como ninguém e bajula como ninguém, já cá se sabia. Agora confirmamos-lhe a pinta de comediante. De neoliberal, que o foi por pensamentos, palavras e obras, quer passar a ser social-democrata. O homem que se apoderou com gozo do memorando da troika, que quis ir mais longe do que Lagarde, Barroso e Merkel juntos, que nos chamou piegas por reclamarmos do gamanço constante e das condições de vida a andar para trás, vem agora, de mão a bater forte no peito, num acto de contrição mal amanhado, jurar sem corar que é, que sempre foi social-democrata, que foi obrigado a gamar salários e pensões, forçado - sob a ameaça de tiro e queda - a favorecer os ricos e enterrar os pobres. Por este andar, qualquer dia declara-se maoísta. Ou trotskista. Ou monge trapista. Ou malabarista. Não tem sensibilidade. Bom senso também não. Mas ninguém lhe desmente o jeito de farsante. E de meliante. Se por acaso o vir na sua rua, e…

dos criativos de antanho

Imagem

um alarve na casa branca?

Imagem
Este homem é um perigo. Podemos gozar com ele, com o capachinho alaranjado, as bocas racistas, os modos grosseiros, a tontice inata, mas este homem é um perigo para a América e para o mundo. Imaginem se ganha as eleições presidenciais, que decisões tomará, que leis imporá, que países atacará, que instabilidade provocará. Depois do Bush Jr., o mundo não quer, não precisa de outro idiota na Casa Branca, manobrado pelos lobbies do armamento e da alta finança. O que estamos a precisar é de um pouco de paz.
Imagem: Republican Gothic, caricatura de Trump e Palin 
desenhada por Pedro X. Molina, http://www.cartoonmovement.com/