Mensagens

A mostrar mensagens de Janeiro 26, 2014

papa pop

Imagem
http://henricartoon.blogs.sapo.pt/

que é feito da inteligência portuguesa?

Imagem
Por Baptista-Bastos http://www.jornaldenegocios.pt
A política ausentou-se da vida portuguesa. Não é de agora; mas, agora, o caso acentuou-se. A culpa não é, somente, deste Governo exaurido de tudo, até da grandeza da política como actividade superior. O PS não discute, não debate, não provoca, não contende. Mesmo o PCP já não acicata o grande debate de que Portugal carece. O CDS não é. E isto chega para definir um partido rémora, sempre alapado nos lombos de outro, até do PS!, e cuja expressão eleitoral não justifica a importância que se lhe concede. De "partido táxi" passou a ser um atributo para o equilíbrio do PSD e para o exercício do poder da Direita. A democracia possui estes aleijões insanáveis, para gozo e proveito das classes possidentes. Não há memória de ter contribuído para uma discussão, para um valor acrescentado, para um esclarecimento da vida portuguesa. É tão cristão-democrata, como o PS é socialista e o PSD social-democrata. Creio, aliás, pela prática comu…

hollande tem outro amor

Imagem
Hollande soma e segue e à terceira não foi de vez. Está na quarta amásia, esta mais madura, mais rubicunda, mais autoritária, mas Deus sabe como Hollande, o titubeante Hollande, ainda que atiradiço, precisa de quem mande nele, lhe arrume a casa, lhe trate das Finanças, lhe faça aumentar não aquilo em que está a pensar, mas sim a fé dos franceses neste Seguro do Eliseu, este pau-mandado da mandona alemã, esta esperança defraudada numa Europa sem botas cardadas nem "reichs" recauchutados. O Chiquinho e o Tozé estão bem um para o outro, deviam juntar os trapinhos. Mas o Chiquinho prefere a Merkel e, se calhar, o Tozé também. Que belo "ménage", que galheteiro, que troika badalhoca, que triunvirato de treta, que trio desafinado neste coro de escravos em que se transformou o Velho Mundo. A Hollande o que é de Hollande: um lugar no Bundestag. A limpar as retretes onde Merkel vomita ordens e defeca ódios aos judeus do Sul. Franceses incluídos.

uma cloaca a feder

Imagem
Já todos demos por isso: Portugal está uma cloaca, um caneiro por onde correm, pujantes e nauseabundas, as águas podres da corrupção, da extorsão, da má governança em nome e em prol de uma classe de parasitas, alguns muito ricos, outros pobres de espírito. Coelho, o empresário tardio, governa Portugal como se fosse uma empresa em vias de falência, daquelas onde se aliena património por um punhado de dólares, se desmantelam sectores, se despede pessoal, mas onde a ganhunça  dos accionistas e gestores é cada vez maior, pataca aqui, pataca ali, lá vão fazendo pela vidinha porque a vida dos outros não vale um pataco.
Agora, disseram-no ontem com a pompa e a circunstância "transversal e recorrente" nestas coisas de Coelho, o empresário tardio, vão privatizar uma das empresas ligadas às Águas de Portugal. Nada de importante, dizem eles, apenas uma pequena parcela sem valor estratégico, juram a pés juntos a quem os quer ouvir e a quem já não os pode nem ouvir.
Não nos deixemos lud…

esquerda, to be or not to be

Imagem
Por Daniel Oliveira http://expresso.sapo.pt/
Se nada for feito a direita acabará, contra todas as previsões, por vencer as próximas eleições legislativas ou, mais provável, o PS governará com ela. Porquê? Porque o PS não tem que se preocupar com o seu flanco esquerdo, que se encarrega de se boicotar a si próprio. Pode continuar a desculpar-se com a impossibilidade de fazer alianças com aquele lado.
Que não haja confusão: acredito que, se depender apenas da vontade das suas direções, o PS está disposto a fazer, talvez com menos estardalhaço e dureza, o mesmo que este governo. E que a razão pela qual o fará não resulta apenas ou especialmente da falta de aliados à esquerda mas por ser para isso que o poder, o poder que conta, o empurra. Se não for por convicção, será por inércia. E a inércia é hoje o que sobra aos partidos socialistas e social-democratas da Europa.
É verdade que a cultura de cedência socialista não é propriamente nova. Ela teve, aliás, fortíssimas responsabilidades na …

o esteves fala melhor!

Assunção Esteves a debitar lugares-comuns num português, ela própria o diz, "abstracto". Ao lado da Esteves, que bem que fala o Esteves! E o Jesus também!


quem passos derrotou?

Imagem
Por Baptista-Bastos http://www.dn.pt/
Consta por aí, e eu propendo a acreditar, que o Dr. Pedro Passos Coelho foi reconduzido no lugar de presidente do PSD. O número de seus apoiantes é menor do que na votação anterior. Mesmo assim obteve 15 524 votos nos 17 662 mil votantes, num universo de 46 430 potenciais eleitores. Temos, pois, que mais de 15 mil militantes do PSD apoiam a política do Dr. Passos contra os velhos, os reformados, os pensionistas, os jovens, os desempregados, os estudantes, os funcionários públicos, os investigadores. Não se pode fugir a esta aritmética. Sendo a conclusão de que o PSD de Passos é mais, muito mais liberal do que "social-democrata", se, de facto, alguma vez o foi, no sentido adjudicado por Olof Palme ou Willy Brandt verbi gratia.
A vitória de Passos é a derrota de quem? Não, apenas, do grupo, aliás já numeroso que se lhe opõe. Quem foi vencido nos valores e nos padrões, e que padrões e valores defendem Passos e os seus? Temos de nos entende…