Mensagens

A mostrar mensagens de maio 8, 2011

à espera do milagre

Imagem
Era mesmo disto que estávamos a precisar, de um milagre. Mas nem só no Sol de Fátima, como dizem ter ontem acontecido, mas sobre Portugal inteiro: um milagre que nos livrasse, do pé para a mão, da política de venda do país a retalho, de submissão ao capitalismo de casino, à ditadura liberal-fascista que ganha forma e força neste triste começo de século.

o que é preciso é esfolar o bicho

Imagem
Fonte: jornal Público

quando a vida é generosa

Imagem
Daphne Selfe tem 85 anos e ganha a vida como modelo. Segundo os médicos, nunca deverá ter feito uma operação plástica. Fonte: Sábado online

sócrates diz a verdade aos portugueses

Imagem

pimbalhada política

Imagem
Catroga não está sozinho.

a vergonha

Imagem
A história é conhecida: a escola da Fontinha, no Porto, estava abandonada há 5 anos. Um grupo de pessoas decidiu recuperá-la e usá-la para actividades lúdicas e educativas dedicadas aos miúdos do bairro. Ou seja, fez o que ao Estado compete. Mas o Estado, aqui sob a forma de agentes da autoridade, algemou os ocupantes e procedeu ao despejo da escola.  Este é o mesmo Estado que mandata a ASAE para fechar locais de apoio aos sem-abrigo. Este é o mesmo Estado que congela pensões de miséria, reduz indemnizações por despedimento, aumenta a contribuição para a Segurança Social por parte dos trabalhadores a recibo verde, tantos a viver em precariedade, e promete baixar a das empresas. Este é um Estado que envergonha qualquer pessoa de bem, de esquerda ou de direita, porque a moral não tem política. Ilustração de José Smith Vargas. Fonte:  http://escoladafontinha.blogspot.com/

povo agradecido

Imagem
O CDS, o PSD, e o PS à cabeça do pelotão, são os preferidos nas sondagens. O povo, pobrete mas alegrete, pobre e mal agradecido é que não é nem nunca será, presta-lhes vassalagem, prepara-se para, mais uma vez, lhes dar um voto de confiança. Abençoados os pobres de espírito. Deles será o reino dos céus. Porque, o de cá de baixo, está perdido.

um agradecimento ao FMI, os nossos beneméritos

Imagem

a ratoeira

Imagem

violação da lei

Imagem
A Google paralisou o QUATRO ALMAS durante quase dois dias e só agora tenho oportunidade de reagir à notícia da absolvição do médico que violou uma doente porque, coitado, não terá sido violento, antes foi um exemplo de educação e delicadeza que todos os portugueses machos, homem que é homem tem as suas necessidades, deverão seguir sem receio de prisão ou indemnização às vítimas. Portugal regride a olhos vistos. Em todas as frentes, incluindo a moral (já não falo da Justiça, ela própria violada todos os dias por políticos, corruptos, servidores em causa própria). Fonte:  http://henricartoon.blogs.sapo.pt/

vá-se, senhor engenheiro, vá-se!

Imagem
Frase do dia, proferida pelo grande socialista José Sócrates: "Desemprego é o preço a pagar pela consolidação orçamental".  Esta frase é o retrato mais perfeito que alguém poderia fazer da criatura, mas não deixa de ser surpreendente vinda da boca do próprio: reflecte insensibilidade social, cinismo, falta de respeito por quem sofre as duras penas do desemprego, quem passa fome, quem fica sem casa, quem não pode dar aos filhos uma vida condigna. Vou-lhe fazer um pedido, Sr. Engenheiro-ou-lá-o-que-é:  Deixe de nos mentir, deixe de nos agredir, desapareça da cena política para sempre, arranje um tacho na Ordem dos Engenheiros, na Teixeira Duarte, na Mota-Engil, no FMI, no Banco Mundial, no Klu-Klux-Klan, no inferno. Deixe-nos em paz.  Sei que não tem vergonha nenhuma, mas nós temos por si e de si.  Vá-se!

a culpa é vossa, minha nunca!

Imagem
Alguém que dá pelo nome de Floriano Mongo deixou isto na net. Replico, porque tem graça e só ofende quem merece ser ofendido. A culpa é do pólen dos pinheiros, dos juízes, padres e mineiros, dos turistas que vagueiam nas ruas, das strippers que nunca se põem nuas, da encefalopatia espongiforme bovina, do Júlio de Matos, do João e da Catarina. A culpa é dos frangos que têm H1N1 e dos pobres que já não têm nenhum. A culpa é das putas que não pagam impostos, que deviam ser pagos também pelos mortos. A culpa é dos reformados e desempregados, cambada de malandros feios, excomungados. A culpa é dos que tem uma vida sã e da ociosa Eva que comeu a maçã. A culpa é do Eusébio que já não joga a bola e daqueles que não batem bem da tola. A culpa é dos putos da Casa Pia, que mentem sempre de noite e de dia. A culpa é dos traidores que emigram e dos patriotas que ficam e mendigam. A culpa é do Partido Social Democrata e de todos aqueles que usam gravata. A culpa é do BE, do

isto vai, meus amigos, isto vai!

Imagem
Marcha contra Wall Street reúne milhares em Nova York Cerca de 10 mil pessoas participaram, quinta-feira, de um protesto nas imediações da Bolsa de Valores de Nova York, para exigir que os bancos e os empresários ricos paguem os custos da crise. Por David Brooks, La Jornada Uma resposta de resistência e rebelião que, embora ainda não seja massiva, vem ganhando pouco a pouco dimensões surpreendentes.

vamos lá ver como é que é

Imagem

pelas ruas da amargura

Imagem
Agora que estamos nas lonas, é bom termos ao menos as ruas livres para passear. E era bom encontrar coisas destas, porque grattiti assim, ao contrário do muito que se pinta cá pelo burgo, não são selvajaria mas arte, são bonitos, dão cor e às vezes até trazem mensagem incluída. Tudo grátis. 1

os piiiii de catroga

Imagem
Fonte:  http://henricartoon.blogs.sapo.pt/

ratos e homens

Imagem

meninos-soldados em áfrica

catroika chocarreiro

Imagem
Deve ser dos carolas ligados à economia e finanças. O outro faz corninhos no Parlamento. Este, para lamento dos PPD's, mostra que tem pêlo. Na venta.

passos ... perdidos

Imagem
Assumida e selvaticamente neo-liberal, um dia diz que faz, no outro desfaz. Qualquer outro, com tantos tiros no pé, já tinha dado como perdido o Paço de S. Bento, mas Passos Perdidos ainda anda a tropeçar, passo a passo, para uma derrota certa. 

a generosidade dos países ricos

Imagem
Fonte: http://www.jubilee2000uk.org/

corru ... currucucu paloma

Imagem
Do debate desta noite, Sócrates vs. Louçã, retive pouca coisa, mas há uma pérola que quero aqui guardar no Quatro Almas. Quando Louçã defendeu uma auditoria às contas públicas para reaver o dinheiro desviado para a corrupção, foi isto mais ou menos o que ele disse, Sócrates acusou-o de demagogia. Portanto, já sabe: se não quer ser demagogo, não fale de corrupção. Os corruptos deste país são poucos. Acho mesmo que, se se usasse uma Vara de prospecção, não conseguíamos encontrar um para amostra. Uma Vara de porcos, talvez.

primeiro outdoor da campanha eleitoral

Imagem

a luta continua ... em portugal, pá!

a vovó tem talento

Imagem

nunca é tarde para lutar

Imagem
A indigação num “best-seller” A venda de "Indignai-vos!", de Stéphane Hessel, já ultrapassou os 500 mil exemplares. Aos 93 anos, este filósofo e antigo resistente faz um apelo ao envolvimento social e político em nome da emoção suscitada pelas injustiças. Eric Aeschimann, LIBÉRATION Um casal à volta dos sessenta, com ar de professores reformados, chega a correr mesmo em cima da hora de fechar: "Tem o livro de Stéphane Hessel?” "Está ali um monte deles”. Um grande suspiro de alívio: pelos vistos, tinham. Um outro livreiro conta que alguns clientes compram por atacado: "Levo dez, para oferecer aos meus amigos”. Esta cliente pergunta na caixa: "Para que associação reverte o dinheiro das vendas?"

abram portas à vigarice

Imagem
O gráfico malandro de Paulo Portas por Daniel Oliveira As vitórias e as derrotas nos debates fazem-se, grande parte das vezes, com truques. E sobretudo truques visuais. No debate entre Portas e Sócrates isso foi evidente. Sócrates apresentou uma pasta vazia para mostrar o programa do CDS, Portas, que foi um dos pioneiros destes números em televisão, mostrou um gráfico com o aumento da dívida pública portuguesa em comparação com a dos restantes países europeus.

afinal de contas, o que são o banco mundial e o FMI?

Imagem

miséria e morte na costa do marfim

Imagem

e quem é que está disponível para votar nele?

Imagem

arte sádica

Imagem
Os pormenores são impecáveis. O gosto, duvidoso. 

os homens da luta de tempos que já lá vão

Imagem
E cantavam melhor do que os de agora. Estávamos em 1977 e a sua presença no Festival da Eurovisão causou polémica. Da esquerda para a direita: Paulo de Carvalho, Ana Bola, Edmundo Silva, Luísa Basto, Fernanda Piçarro e Fernando Tordo. 

mentirosos: afinal havia outro!

Imagem
Ontem, no debate televisivo, o deputado Paulo Portas mostrou este gráfico, acusando o candidato Sócrates de ter colocado Portugal com a maior dívida da zona euro: Não sendo um defensor do carácter do candidato Sócrates e das suas políticas, neste caso tenho que dizer que nem só ele mentiu.  Afinal havia outro! Clique neste gráfico interactivo do Jornal Económico e constate a realidade:

proibido estacionar

Imagem
Esclarecedores e divertidos. Estacione. Por sua conta e risco.

urinóis: públicos mais públicos não há

Imagem

só ainda não voltou a santa inquisição

Imagem
Corre na net: “Na última semana beatificámos um papa, casámos um príncipe, fizemos uma cruzada e matámos um mouro. Bem-vindos à Idade Média!”

a força dos movimentos cívicos

Imagem

um alemão invectiva os portugueses

Imagem
P.S.: desculpem lá os erros de legendagem. O autor é bem intencionado, perdoemos-lhe.

sexo mortal

Imagem
A fotografia escandaliza-o?  Escandalize-se também com a notícia que aí vem. Pena já pode ir até aos 14 anos de prisão Homossexualidade a um passo de ser motivo para pena de morte no Uganda PÚBLICO O Parlamento ugandês está a um passo de aprovar um projecto-lei que prevê, entre outras medidas, a pena de morte para os homossexuais.

ah japão!

Imagem
Alguns portugueses, dantes pobres e quiçá honrados, acumulam riquezas e conivências no desempenho de cargos públicos, conivências que lhes vão dando muito jeito para aquele posto dirigente regiamente pago, aquele lugar de consultadoria com honorários de magnate, a pensão de reforma choruda em duplicado ou triplicado. Em Portugal, os bons exemplos não vêm de cima, mas de fora. O trocadilho é bem-vindo: haja pão. Para alguns! A notícia é do Correio da Manhã: PM japonês renuncia a salário O primeiro-ministro japonês Naoto Kan anunciou, esta terça-feira, a renúncia ao seu salário até que a crise nuclear de Fukushima esteja ultrapassada. “Vou continuar a receber a minha retribuição de membro do Parlamento mas não a que me é devida a título de primeiro-ministro nem os prémios associados”, afirmou em conferência de imprensa durante a qual partilhou a responsabilidade da crise com a concessionária da central nuclear de Fukushima: “Tal como a companhia eléctrica Tokyo Electric Power (TEPCO

lady diana: assassinada?

Imagem
É esta a acusação do documentário Unlawful Killing, que faz agora a sua estreia no Festival de Cannes.

pirueta jornalística

Imagem

palestra original

Imagem

poluição: cá se fazem, cá se pagam

Imagem

bin laden: a morte que rende

Imagem

arte a seus pés

Imagem
Fantástico! O autor é Kurt Wenner.

monumentos góticos

Imagem
Imagens do festival gótico de Leipzig, na Alemanha.

banhada

Imagem

ritual de acasalamento

Imagem

PSD muda de logo

Imagem

piotr anderszewski e a música dos deuses

Imagem

o roubo agora tem outro nome: programa de governo

Imagem

portugal somos nós

Imagem

FCP 2 - EDP 0

Imagem

não digam mal da finlândia

Conheço relativamente bem a Finlândia e os finlandeses. Admiro-os. O seu empenho no trabalho. A transparência das suas instituições. O seu clima impiedoso. A natureza amistosa das suas gentes. A forma estóica como venceram crises políticas e económicas e chegaram onde estão hoje. Uma pessoa muito sua amiga é perdulária, compra o que pode e o que não pode, tem projectos megalómanos que dão com os burros na água, anda metida em negócios obscuros, está sempre mal de finanças e, volta não volta, vem-lhe pedir dinheiro emprestado para gastar mal gasto. Diga-me: você emprestava sem recalcitrar? Então, pense nisso quando condenar os finlandeses por hesitarem em ajudar o seu amigo estróina do Sul.

hoje houve palhaços!

Imagem
Receba as flores que eu lhe dou, e em cada flor um beijo meu ... Estive a ver, cumpri um dever cívico, que Ele me guarde um lugar de truz lá no céu ou onde quer que seja, o debate entre o candidato Sócrates e o deputado Portas. Portas quebrou o verniz e insultou Sócrates, de mentiroso para cima valeu tudo menos tirar olhos. Sócrates acusou os partidos da oposição de chumbarem o PEC IV mas aprovarem o acordo da troika , no seu entender nem mais nem menos do que o mesmo PEC, delirante fantasia já se vê, se o PEC dizia mata, o acordo diz mata e esfola. Portas, gentil alma, veio em defesa dos pobrezinhos. Sócrates investiu com a lengalenga da crise política desnecessariamente aberta pela oposição. Cada um usou e abusou dos seus truques, dos seus trunfos na manga, dos seus coelhos na cartola. Ora agora vêm os submarinos, ora agora o TGV, ora agora falas tu, falas tu mais eu. Portas foi mal educado, contundente, irritante e irritadiço, demagogo. Foi igual a si mesmo. Sócrates dourou a píl

razões para votar sócrates

Imagem

o masoquismo de um povo

Imagem
Mais de 30 anos de insucessos, e que redundaram num país podre, não ensinaram nada aos portugueses. Os partidos da direita, PS, PSD e CDS (sim, incluo o PS, deixemos os rodeios) sobem. A esquerda, PCP e Bloco de Esquerda, desce.  Pobre povo, nação indigente.

o caminho do desastre

Imagem
O Diário da República anunciou um concurso, no dia 30 de Março, emanado da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Para? Para um concurso de "Aquisição de serviços de elaboração de propostas de decisão de propostas de contra ordenação"!!! Assim mesmo, tal e qual. Alguém entende que concurso é este e para quê? Pois tem como preço base €1,200,000.00. Alguém vai ganhar UM MILHÃO E DUZENTOS MIL euros por apresentar uma proposta para elaborar propostas de decisão de propostas de contra ordenação. E é por estas e por outras que os portugueses vão ficar sem parte do salário ou pensão. Este é o nosso país. E ainda se admiram da desconfiança da Inglaterra e da Finlândia? Portugal é o único país que faz concursos para elaboração de propostas para propostas... Quem será o amigo do governo que vai receber esta prenda de 1,2 milhões de euros? Do blogue Pau Para Toda a Obra.

PPP's: os vampiros do estado

Imagem

FMI: assassinos, predadores, ladrões

Imagem
Os nazis foram julgados em Nuremberga. Um dia destes, um dia que espero não venha longe, os responsáveis pela III Guerra Mundial, que está a decorrer neste exacto momento, irão ser julgados também. Os ideólogos, se se podem chamar assim, do neoliberalismo, têm saqueado os povos e condenado à morte todos os anos, num genocídio maior do que o de Hitler, milhões de pessoas em todo o mundo. A fome e a doença dizimam populações inteiras, em África, na Ásia, na América-Latina. A corrupção e o tráfico de drogas e de seres humanos alastram em resultado, também, destas políticas, afinal meros danos colaterais, inevitáveis, e até necessários, para se poder ganhar a mãe de todas as batalhas. Não contentes com os seus crimes nesses continentes, estendem cada vez mais os seus tentáculos à Europa com o beneplácito da União Europeia e o conluio dos seus patéticos líderes, com Durão Barroso à cabeça (e aos seus pés). São eles os biltres do Banco Mundial e do FMI, mandatados pelas grandes corporações

jogo electrónico recria morte de bin laden

Não sou dos que condenam a execução sumária de Bin Laden, ou a celebração da mesma pelas ruas da América. O monstro era demasiado grande para a razão me bater mais forte do que o coração. Que me perdoem, se quiserem e puderem, mas é o que penso. No entanto, fazer um jogo explorando essa morte, ainda para mais sendo o público-alvo a adolescência, já me parece abjecto. Isso sim, condeno. E boicoto. Cá em casa, não entra.

a irresponsabilidade dos extremistas na hora do medo

Imagem
por Daniel Oliveira A crise financeira e económica, associada a cobardia de uma elite política, convida ao medo. E é no meio do medo que uma outra crise ganha forma: a crise do espírito critico e da exigência dos cidadãos. É nesse ambiente que o extremismo mais irresponsável costuma conseguir impor aquilo que, em momentos de maior normalidade, nunca seria aceite por ninguém de bom senso. 

estamos entregues à lixarada

Imagem

a mudança liberal

Imagem
Ficámos ontem a saber o que nos espera de um governo PSD: mais medidas ultra neoliberais para acabar de vez com o Estado. Menos Estado, mais Estado, diz ele. E é por estas e por outras que o PS não desce nas intenções de voto. Ainda vamos ter que levar com o Sócrates em cima mais uma vez. Seja como for, entre Passos, Portas e Sócrates, estamos entregues à lixarada.

15 de maio na rua

Imagem

um pesadelo chamado sócrates

Imagem
Este vídeo anda a dar que falar. Uns acusam o autor de traidor, "a roupa-suja lava-se em casa". Outros, aplaudem. Por mim, tanto se me dá como se me deu que estrangeiros vejam isto. Mas o que dava jeito era uma versão em português para consumo interno. Os portugueses precisam de saber, caso andem distraídos. 

bin laden já tem sucessor

Imagem
Corre na net: A Al Qaeda acaba de anunciar que José Sócrates ocupará o lugar deixado vago pela morte de Bin Laden. O seu impressionante curriculum na destruição de um país e na sabotagem do Euro fazem dele o homem indicado para o lugar.

flexibilidade laboral

Imagem

que grande ideia!

Imagem