democracia musculada, tutelada, vigiada, condicionada, ainda é democracia?


Sei que quem destrói propriedade alheia ou rouba, seja sob que pretexto for, deve ficar sob a alçada da justiça. Mas bloquear redes sociais para impedir o planeamento de tais acções não será ir longe demais? Como distinguir os que querem levar a cabo actos de vandalismo dos que querem, pura e simplesmente, manifestar a sua indignação de uma forma pacífica? Cuidado! George W. Bush, a pretexto do 11 de Setembro, conseguiu legislação tendente à restrição das liberdades individuais. Prosseguir na mesma senda conduzirá a um mundo mais policiado. Mas não mais seguro. Antes pelo contrário.

A notícia:

Cameron quer bloquear redes sociais da Internet
Pedro Duarte 

Londres está a estudar um bloqueio do sistema de redes sociais, como o ‘Twitter’ ou ‘Blackberry Messenger’ em alturas de distúrbios civis.

"Estamos a trabalhar com a polícia, os serviços secretos e a indústria para estudar se não seria correcto impedir as pessoas de comunicarem através destes ‘sites' e serviços quando sabemos que estão a planear actos de violência, desordem e criminalidade", disse hoje Cameron ao Parlamento, durante a sessão de emergência convocada para debater os motins que tiveram lugar entre sábado e terça-feira.

O curso de acção estudado pelo executivo britânico foi condenado como ‘repressivo' pelas democracias ocidentais quando foi usado por outros países. No Egipto, as autoridades encerraram os serviços de comunicações móveis e da Internet em Janeiro durante os protestos massivos contra o regime do presidente Hosni Mubarak, enquanto que na Líbia o regime de Kadhafi procurou bloquear os acessos à Internet dos seus cidadãos quando começou a guerra civil, em Fevereiro. Já a China encerra rapidamente todos os meios de comunicação online que considera como "subversivos".

A polícia britânica afirma que as redes sociais da Internet, em particular o sistema de mensagens da Blackberry (BBM) têm sido usadas pelos saqueadores dos últimos dias para coordenar as suas actividades nos motins desta semana. O sistema BBM é aliás preferido em relação ao ‘Twitter' ou o ‘Facebook' devido ao facto das suas mensagens serem codificadas e impossíveis de decifrar pelas autoridades.

"O uso dos media sociais nos distúrbios parece ter mudado as regras do jogo. Mas qualquer tentativa de impor controlos por parte do Estado sobre estes media parece condenado ao fracasso", afirmou à Reuters John Bassett, antigo especialista a agência de comunicações dos serviços secretos e actual investigador do Royal United Services Institute.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

valha-nos santo eucarário!