europa, essa grande solidária


Sendo eu uma alma cosmopolita, gaba-te cesto que amanhã vais à vindima, resolvi dar hoje uma mirada pelo El País. Na capa, chamou-me desde logo a atenção uma notícia que, para mim, constitui um claro exemplo da imoralidade que paira no mundo, sobretudo do mundo dirigido por Rajoys, Coelhos e demais companhia com quem não gostaria de tomar um café, nem sequer um copo de água. Segundo parece, o fisco espanhol vai promover uma amnistia fiscal mesmo entre os que procederam a um dos maiores crimes económicos, o da lavagem de dinheiro.

Mas enfim, eles é que sabem as linhas com que se cosem e nos quilham e o motivo deste post é outro: numa das páginas do interior do jornal, dois artigos, nem menos, revelam e relevam a que ponto chegou a Europa em matéria de solidariedade entre os membros da comunidade.

Na primeira, noticia-se que Merkel está com problemas com os seus parceiros de coligação por estes não concordarem com as cedências (leu bem: cedências) que a chanceler está a conceder aos países em dificuldades.

Na segunda, informa-se que o primeiro-ministro britânico quer fechar as fronteiras aos povos dos países europeus em crise para evitar um fluxo anormal de imigração.

Tratados, acordos, regulamentos, tudo isso pode ir para o lixo. A União Europeia está desfeita. Há é quem ainda não se tenha dado conta disso.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

valha-nos santo eucarário!