e se a mandássemos à merkel?
Heil Merkel!
Isto está bonito, está. A Ângela quer, a Ângela tem. De ingerência em ingerência, do FMI à chanceler, para quê gastar dinheiro em eleições? O programa de governo é o da troika e, desde a Alemanha, a Merkel pode ir mandando para cá uns bitates sobre novas medidas de austeridade a aplicar, incluindo as medidas do caixão onde querem enterrar Portugal e os portugueses (não todos, não todos). Pena é que não se lembre de ordenar uma política salarial como a que se pratica na Alemanha. Mas nisso a senhora desmemoria-se, coitada, com tantos países onde mandar não se pode lembrar de tudo. Por muito menos do que isto se fizeram revoluções.
A notícia é do Expresso Online:
Merkel quer menos férias e aumento da idade da reforma
A chanceler alemã pede um "esforço coletivo" e exige a redução das férias e o aumento daidade da reforma na Grécia, Espanha e Portugal.
Angela Merkel defendeu a unificação da idade da reforma e dos períodos de férias na União Europeia, criticando os sistemas vigentes na Grécia, Espanha e Portugal.
"Não se trata só de não contrair dívidas, em países como a Grécia, Espanha e Portugal, as pessoas não devem poder ir para a reforma mais cedo do que na Alemanha", afirmou a chanceler num comício partidário na terça-feira à noite, em Meschede (Renânia).
"Todos temos de fazer um esforço, isso é importante, não podemos ter a mesmo moeda, e uns terem muitas férias e outros poucas", advertiu Merkel.
Reforma na Alemanha passará para os 67 anos
Na Alemanha, a lei impõe que as empresas concedam aos trabalhadores um mínimo de 20 dias de férias por ano.
No entanto, mercê de acordos coletivos, este período é mais alargado em muitas empresas, quer do setor privado, quer do setor público, chegando a ultrapassar os 30 dias úteis.
Quanto à entrada na idade da reforma na Alemanha, passará gradualmente dos 65 para os 67 anos, entre 2012 e 2029.
Em Portugal, os trabalhadores podem reformar-se aos 65 anos, e o primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou repetidamente que não será necessário aumentar esta idade, devido às medidas de sustentabilidade implementadas na segurança social.
Comentários