pelo respeito que me merecem, apetece-me escrever assim: bófia ataca no rossio




Três jovens que participavam em “referendo popular” são detidos no Rossio
Por Andreia Sanches, Clara Viana
4/6/2011

Três pessoas foram detidas esta tarde, por volta das 15h00, no Rossio, em Lisboa, quando participavam numa assembleia popular promovida pelo movimento Democracia Verdadeira Já.
T
Testemunhas dizem que houve algumas bastonadas, a PSP nega (Da Maia Nogueira)

Segundo Renato Teixeira, da organização, a PSP apreendeu fotografias, material de som e boletins para um “referendo popular” que estava previsto acontecer ao longo do dia de hoje. “Sente-se representado no actual sistema democrático?” era uma das perguntas dos boletins.

A PSP confirmou as detenções. Mas garante que quem as fez foi a Polícia Municipal. “A Polícia Municipal deslocou-se ao local para apreender algum material que eles lá tinham. Os ânimos exaltaram-se. A PSP foi chamada. E o Comando Metropolitano de Lisboa foi lá apenas para apoiar a Polícia Municipal”, disse ao PÚBLICO o oficial de serviço da PSP de Lisboa. 

Fonte do comando da Polícia Municipal ( pelouro directo do Presidente da Câmara) disse, mais tarde, à agência Lusa que a abordagem das autoridades visou questionar os manifestantes sobre se tinham licença de ocupação da via pública, para a colocação de cartazes e de um toldo na estátua central de D. Pedro I.

Na véspera das eleições legislativas o movimento Democracia Verdadeira Já queria marcar o dia com debates e reuniões de trabalho. Contudo, por volta das três da tarde, a polícia municipal e PSP apareceram no local, alegando que os jovens estavam a ocupar indevidamente a praça, contou Renato Teixeira. Testemunhas disseram ainda ao PÚBLICO que houve algumas bastonadas, algo que a PSP nega. “Não houve carga policial”, disse o oficial de serviço que confirma, contudo, alguns “empurrões”.

Luísa Acabado, advogada dos três jovens, aguarda nas instalações da Polícia Municipal autorização para falar com os seus clientes. Algo que considera irregular já que “todas as pessoas detidas devem poder falar com um advogado”.

Comentários

Unknown disse…
Estado policial a caminho..
Anónimo disse…
a rua e do povo, disolucion dos corpos represivos.-ribeira.eu

Mensagens populares deste blogue

valha-nos santo eucarário!