contra a barbárie capitalista


Tenho estado a ver o documentário Inside Job. Recomendo-o a todos. Para que percebam as verdadeiras causas da crise. Não, não andámos a viver acima das nossas possibilidades. O capitalismo selvagem, de casino, insaciável e criminoso, é o grande responsável por estarmos, neste momento, a ser roubados, martirizados e, como tem sido notícia nos últimos dias, condenados à morte, pelo frio, pela falta de alimentos, de medicamentos, de cuidados de saúde, de condições de vida dignas.

Culpar Sócrates, como Passos e os seus companheiros de crime insistem em fazer, com insídia, acrescente-se, é apontar o dedo a um único, e nunca o maior dos culpados porque o nosso problema é global, mais do que português. Décadas sucessivas de governação espúria, a devassidão e imoralidade dos chamados "mercados", a gestão de empresas que atiraram para o desemprego milhares e milhares de funcionários para deslocar as suas fábricas para a China e outros países de mão-de-obra mais do que barata, escrava, as guerras sucessivas nos países árabes, tantas vezes instigadas pelos Estados Unidos com o engodo do petróleo e para fortalecer a indústria de armamento, tudo isto arrastou o mundo para a actual situação de exploração extrema, de violação de direitos, de empobrecimento, de morte pela fome e pela doença, de retrocesso civilizacional.

Não, não culpem Sócrates apenas, um simples peão de brega nesta sangrenta tourada em que nos querem arrastar todos a caminho do matadouro, dos campos de extermínio. Culpem, sobretudo, as elites americanas e os seus servos por todo o globo. Culpem os especuladores financeiros, políticos,  grandes empresários. Culpem Reagan, Clinton, Bush, Merkel e, também, por cá, Sócrates, Cavaco, Durão, Guterres e o ainda mais nefasto Coelho. Culpem o Lehman Brothers, a AIG, o Goldman Sachs. Culpem a Blackwater, as grandes petrolíferas, as grandes farmacêuticas. Esses sim, esses e tantos outros é que deviam ser condenados por crimes contra a humanidade.

Vejam o filme. Com jeitinho, são capazes de encontrar uma versão legendada no You Tube.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

valha-nos santo eucarário!