dr. passos coelho: não seria o desemprego uma oportunidade para si?


Por Tiago Mesquita

Ao contrário do que a maioria defende, acho que Primeiro-Ministro esteve bem nas declarações sobre o desemprego. Esqueceu-se, porém, de algumas coisas que importa destacar. A primeira é que é o Primeiro-ministro, mas isso já ninguém leva a mal. É recorrente.

Apelou ainda aos portugueses para que adotem uma "cultura de risco" ". Ora aqui tenho de discordar. O que é eleger para primeiro ministro alguém com sua experiência se não cultivar uma verdadeira cultura de risco? Risco extremo. Os portugueses estão para a política como a escalada está para os desportos radicais. E a reeleição de Sócrates? Pior só tirar um curso de filosofia em França sem arranhar uma ponta de francês.

Considerou ainda vexa que o desemprego não tem de ser encarado como negativo e pode ser "uma oportunidade para mudar de vida". Ora isto é relativo. Se eu for um "jotinha" encartado que foi empurrado da Galp onde ganhava 2500€ mês para entrar pela porta do cavalo na REN a ganhar 3000€, provavelmente sentar-me-ia na mesa do café a dizer: "porra foi a melhor coisinha que me aconteceu, se continuar assim ainda chego a primeiro-ministro sem fazer a ponta de um corno".

Agora temos outro cenário ( para si meramente académico). Imaginemos que trabalhei 25 anos numa empresa que o Estado levou à falência porque pagava a 3 anos em vez de o fazer a 3 meses. Tenho 50 anos e nada mais sei fazer na vida do que aquilo que sempre fiz. Não será justo que após ouvir o seu discurso, me apeteça esfregar-lhe um pano encharcado na cara?

Referiu ainda que "estar desempregado não pode ser, para muita gente, como é ainda hoje em Portugal, um sinal negativo". Pois claro que não. Aliás até já há quem faça festas de recém-desempregado. Com muitos balões a dizer "estou fod... mas estou feliz".

"Despedir-se ou ser despedido não tem de ser um estigma, tem de representar também uma oportunidade para mudar de vida, tem de representar uma livre escolha também, uma mobilidade da própria sociedade". Pois não tem de ser um estigma. Acho até que o Dr. Passos daria um excelente 2ª voz num qualquer Rancho Folclórico. Estigma é mesmo ter um primeiro-ministro como o senhor. Faça-nos um favor a si próprio e despeça-se. Vai ver que é uma excelente "oportunidade" para si e para todos nós.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

valha-nos santo eucarário!