pois a nós repugna-nos e muito!


Privatizações? «Nada me repugna», diz Passos

«Na venda de activos, não me repugna nada», disse esta terça-feira o primeiro-ministro, quando questionado sobre se lhe custa ver a Europa ser vendida «a retalho» aos chineses. 

Para Passos Coelho, «quando alguém não tem dinheiro para manter uma grande empresa e se quer manter o emprego, então deve entregar a gestão a quem tem capital e a sabe gerir». O mesmo se aplica à privatização da EDP, cuja decisão será tomada em Conselho de Ministros «antes do Natal», anunciou, em entrevista à SIC Notícias, ao programa Sociedade das Nações,.

Na entrevista, que teve como tema principal a crise da dívida soberana que afecta a Europa e a cimeira da passada quinta-feira, Passos Coelho falou ainda do plano de privatizações, adiantando que a decisão sobre a EDP será tomada pelo Conselho de Ministros «ainda antes do Natal».

Recusando fazer qualquer comentário sobre os quatro concorrentes à privatização, uma empresa alemã, duas brasileiras e uma chinesa, o chefe de Estado sublinhou que a escolha irá recair sobre o que tiver melhor avaliação, no dossier elaborado pela Parpública e pelos advisers no processo.Alemães, chineses ou brasileiros? «O que nos interessa é o mérito das propostas».

Esta terça-feira, foi noticiado que o Conselho Geral e de Supervisão da EDP prefere a proposta da E.On e da Three Gorges para compra de 21,35% da eléctrica nacional. Segundo o «Jornal de Negócios», as empresas alemã e chinesa têm as propostas de aquisição mais interessantes, enquanto as duas candidaturas brasileiras - da Eletrobras e Cemig - terão ficado aquém dos interesses dos representantes dos accionistas da EDP.

Mas o facto de entre as quatro candidatas se encontrar apenas uma empresa europeia tem, para Passos Coelho, uma leitura simples: «Infelizmente diz alguma coisa do momento que estamos a travessar na Europa, o que mais uma vez prova que não podemos desprezar outros tabuleiros», sublinhou, referindo-se aos mercados brasileiro e angolano. «O mercado europeu, que nos próximos anos atravessará momentos difíceis, não é suficiente».

Comentários

Mensagens populares deste blogue

valha-nos santo eucarário!