queres salário? toma!


O Pereirinha afirma, com o orgulho da missão cumprida, que Portugal precisa de novo modelo económico. Nós sabemos, Santinho, nós sabemos qual é o modelo económico com que sonhas (e desculpa lá tratar-te por tu, mas se te posso chamar Álvaro também nos podemos tutear, não é assim?). Parte da obra já está feita: os salários estão cada vez mais baixos, os despedimentos cada vez mais fáceis e baratos, o pastel de nata faz a sua incursão pelo mundo, desbravando novos horizontes de glória e de fortuna. Ou assim parecido, tu é que sabes. Tu é que és bom em clusters, contas e contos do vigário.

Claro que tu, que tens o dom da palavra (e eu do palavrão sempre que te vejo na televisão) dizes coisas muito bonitas. A saber: "Agora que as principais reformas estruturais já estão no terreno é chegada a hora de lançar as linhas de orientação de um novo modelo económico para o país. Portugal precisa de se reindustrializar, Portugal precisa de se qualificar e de apostar na reabilitação do ensino técnico-profissional, Portugal precisa de exportar mais, Portugal precisa de voltar a investir e de atrair investimento, Portugal precisa de poupar mais para investir e Portugal precisa de valorizar o seu território". 

Porque será que a gente não acredita em ti? Mas sabemos, de ginjeira, que vais fazer o teu melhor para nos vergar, nos empobrecer, fazer de nós mão-de-obra barata, a exemplo da China, um modelo a seguir com toda a certeza, porque lá não há esta chatice de negociar com sindicatos e fazer de conta que existe essa coisa da concertação social, uma neura, uma maçada, uma perda de tempo. E tu, Pereirinha, tens mais que fazer. Tens um país por salvar. Gente a disciplinar. Negócios a efectuar. Decretos a assinar. Lápides a descerrar. Discursos a proferir. Crimes a perpetrar. É muito para uma pessoa só. A mim, se estivesse no teu lugar, já me tinha dado o tanglomanglo, tanto é o teu esforço, a tua dedicação à coisa pátria. Ao coiso.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

valha-nos santo eucarário!