bancários pedem esmola à porta do banco de portugal

Offshores

Há notícias que metem nojo. Esta é uma delas.
"Os serviços bancários em Portugal dão prejuízo"
por Lusa

O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) frisou hoje, terça-feira, que os serviços bancários em Portugal dão prejuízo, salientando que os lucros obtidos pelos bancos resultam das suas actividades no estrangeiro e das suas participações financeiras.

"Os serviços bancários em Portugal dão prejuízo", afirmou António de Sousa numa audição parlamentar dedicada aos serviços mínimos bancários.

O responsável explicou que, no que diz respeito à actividade exclusivamente comercial, o saldo da actividade doméstica dos bancos portugueses foi negativa nos dois últimos anos e que os lucros que têm sido apurados nos exercícios mais recentes só são possíveis devido "à actividade no estrangeiro e às suas participações financeiras".

O presidente da APB reforçou que o saldo é negativo devido ao facto de o crédito à habitação, que é a grande base do sistema financeiro português, ser "mais barato" do que os depósitos, numa situação "que se prolonga há mais de um ano".

Sobre os serviços mínimos bancários, matéria que esteve esta manhã em apreciação pelos grupos parlamentares, António de Sousa revelou que existem em Portugal, actualmente, apenas 739 contas.

O objetivo destes serviços mínimos é assegurar que toda a população pode ter acesso a uma conta bancária com o mínimo de custos possível e, dos oito bancos que representam 'a fatia de leão' do mercado bancário português, cinco oferecem este serviço grátis e os restantes cumprem com o tecto máximo de 1 por cento do salário mínimo nacional como comissão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

sexo oral de olhos postos no céu