os mapas que nunca lhe mostraram na escola


Quais os países cujos homens são detentores do maior troféu masculino (não sei se me está a perceber)? E os países cujas copas dos sutiãs das senhoras são mais avantajadas? E em que países os cidadãos são mais dados à beberrice? Mas, se gosta de assuntos mais sérios, também os tem: que países contam com mais prémios Nobel? E com mais medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos?

O texto é da Sábado online.


Consumo de bebidas alcoólicas
Por Joana Tadeu

O código de cores vai de amarelo claro a verde, dos que consomem menos, para os que consomem mais. Os países com consumo mais frequente são a Irlanda, a Áustria e a Hungria, com uma média entre 12,5 e 15,56 litros de álcool puro consumidos por ano, por pessoa.

Portugal está no vermelho, o que significa que em média um português consome entre 10 e 12,5 litros de álcool puro por ano. Mais abaixo no consumo de bebidas alcoólicas estão os países africanos e do Médio Oriente. Muitos praticam políticas secas que não permitem o consumo de álcool, sendo preciso comprá-lo no mercado negro.

Este mapa refere-se a valores recolhidos em 2003 pelo site http://data.un.org.


Mapa da felicidade
Quantificar a felicidade não é uma tarefa fácil. Pesquisadores da Pesquisa Mundial do Gallup realizaram um levantamento com milhares de participantes em 155 países, entre 2005 e 2009, a fim de medir dois tipos de bem-estar. Acabaram por classificar por níveis de "prosperidade", do vermelho ao verde.

Portugal está nos laranjas, por isso é considerado um país de gente feliz, mas os mais felizes do mundo são os africanos e os sul asiáticos.

Informação recolhida pela revista Forbes.


Centrais nucleares no mundo
O mapa representa por cores, de verde a vermelho, o número de centrais nucleares existentes em cada país do mundo, sendo que verde é uma ou mais e vermelho são mais de 53. A cinzento estão os países que não têm nenhuma central no seu território, como é o caso de Portugal.

Os países com maior número de centrais nucleares são os Estados Unidos da América com 104, a França com 58, O Japão com 54 e a Rússia com 32. A vizinha Espanha tem 8. Os círculos azuis correspondem às centrais que estão a ser construídas actualmente: a China está a trabalhar em mais 27 centrais, a Rússia em 11, a Índia e a Coreia do Sul em 5. A Bulgária, o Japão, Taiwan, e a Ucrânia estão a construir 2 cada. O Brasil, a Finlândia a França o Paquistão e os EUA estão a acrescentar mais uma à colecção. O Irão está a construir a primeira central do território.

Os dados foram recolhidos através do estudo de 2010 do site http://www.euronuclear.org.


Os níveis médios de QI no mundo
O quociente de inteligência é uma medida obtida por meio de testes desenvolvidos para avaliar as capacidades cognitivas de um sujeito, em comparação ao seu grupo etário. Os quocientes de inteligência são normalizados para que o valor médio seja de 100. Assim, 50% dos QI estão entre 90 e 110 e 99,5% estão entre 60 e 140.

Os níveis medidos pelo trabalho realizado no início desta década por Richard Lynn, um psicólogo britânico, e Tatu Vanhanen, um cientista político finlandês, deram o QI médio de 113 países, concluindo que a maioria apresenta uma média de inteligência inferior à considerada média.

O país com o QI mais elevado em média é Singapura com 108 pontos, seguida da Coreia do Sul com 106, do Japão com 105, da Itália com 102 e da Islândia com 101. Portugal apresenta uma média de 95. O pior dos países analisados foi a Guiné Equatorial com um QI médio de 59, sendo que é na África se localizam os quocientes mais baixos.


Prémios Nobel
Este mapa mostra o número de vencedores de prémios Nobel por país do mundo, indo do branco - um prémio - ao vermelho escuro - entre 100 e 326.

Os grandes vencedores são os EUA, com 326 prémios Nobel na história, sendo que o primeiro da história do país foi o da Paz para o Presidente Theodore Roosevelt em 1906. Em 2010 o país recebeu dois prémios para Química e outros dois para Economia.

Portugal surge no mapa com quatro prémios: o de Medicina para o Dr. Egas Moniz em 1949, o da Literatura para José Saramago em 1998 e o da Paz para Ximenes Belo e Ramos-Horta em 1996, pelas acções em Timor Leste.


Medalhas de ouro no jogos olímpicos
O mapa conta todas as medalhas recebidas pelas nações entre os Jogos Olímpicos de Verão em Atenas em 1896 e os de Pequim em 2008, com dados do site http://www.olympic.it. O código de cores repete-se, sendo o menor número de medalhas representado a verde - até 30 - e o maior a vermelho - entre 208 e 931.

O país com mais medalhas nos jogos olímpicos são os EUA com 931 de ouro, 729 de prata e 639 de bronze, somando 2299 medalhas. De seguida surge o REino Unido com 208 medalhas de ouro olímpicas e 715 somando as de prata e bronze e a França com 190 de ouro e um total de 635. Portugal recolheu 22 medalhas nos Jogos Olímpicos: 4 de ouro, 7 de prata e 11 de bronze.


Copa do soutien
Estes dados não estão confirmados, mas foram compilados através de alguns estudos publicados on-line. No site targetmap.com encontramos um mapa que distribui as copas dos soutiens das mulheres de todo o mundo em média por país.

Mais uma vez o código de cores vai de verde a vermelho, sendo verde a copa mais pequena, a A e vermelho a maior, a D. A maioria dos países apresenta a cor verde e a copa menos comum é a D. Aliás, esta copa só é a média de quatro países: Finlândia, Noruega, Rússia e Suécia. Em Portugal a maioria das mulheres usa a copa B.


O tamanho do pénis
Este mapa resulta da compilação de centenas de estudos sobre o tamanho do pénis, publicada num site só para a especialidade, que cita todas as fontes de informação. Diz o autor do site que o homem investe cinco vezes mais em investigação e pesquisa sobre o tamanho do pénis e dos seios no que na cura do Alzheimer.

O tamanho médio mundial situa-se entre 14,88 cm e 16,10 cm, intervalo onde se situa Portugal, apesar de não estar representado no mapa. O sexólogo Nuno Monteiro conduziu um estudo no nosso país sobre esta questão e publicou os resultados no livro "O pénis - da masculinidade ao órgão masculino", dizendo que o tamanho médio do pénis português é 15,82 cm.

O país com o maior tamanho médio - 17,93 cm - é o Congo, seguido do Equador (17,77 cm) e do Gana (17,31). O país com o tamanho médio mais pequeno é a Coreia do Sul - 9,66 cm. Confirma-se o mito: os homens do Sudoeste Asiático têm o pénis mais pequeno que os outros e os homens africanos são mais avantajados.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

valha-nos santo eucarário!