sidónio ressuscitado

Sidónio, aclamado pelo bom povo português, na inauguração de mais uma Sopa dos Pobres na Rua da Guia, freguesia do Socorro, Lisboa.

O número de beneficiários do RSI está a cair, tal como o de desempregados a receber subsídio. As reformas são cada vez mais cortadas, os empregos cada vez mais precários e mal pagos.

Que fazem Coelho e o seu ajudante de campo Mota Soares? Retomam a ideia de Sidónio de há um século: incentivar a Sopa dos Pobres. Dizem as notícias de hoje que as refeições nas cantinas sociais aumentaram 33% desde 2012. Que esmoleres governantes os nossos!

O reinado de Sidónio foi curto, tomou posse em Abril e morreu assassinado a 14 Dezembro de 1918. Mas, ao que parece, ressuscitou. E a caridadezinha, de que Salazar tanto gostava, também regressou em força.

Os fantasmas do passado voltaram para nos atormentar. O nosso banquete é o da austeridade, da fome, do desemprego, da mera subsistência, e muitas vezes nem isso, na nossa qualidade de animais de carga à disposição dos donos.

Sidónio morreu, Salazar também, mas Coelho sente-se tão bem!






Comentários

Anónimo disse…
Vim aqui parar por via de um parente.E gostei.
E agora vou contar-lhe na primeira pessoa : para renovar o tão almejado R.S.I. este ano e pela primeira vez em quatro anos, pediram entre outros documentos o Atestado Médico que, a boa da minha médica de família, sabendo da bestialidade que uma cirurgia mal feita no nosso sistema nacional de saúde me causou,deixando-me incapacitada, passou.Juntei mais sete Relatórios Médicos que vieram a conta-gotas durante um ano e meio; à espera de me candidatar a uma junta Médica.
Eis que, ao entregar na Seg.Social mais de uma dezena de documentos de papéis, exposição e formulário, me pede o zeloso funcionário, o CIT.
Nem sabia o que isso era! Afinal o CIT - Certificado de Incapacidade Temporária para o Trabalho, foi coisa que nunca usei, pois nunca tive contratos de trabalho e se adoecia,ficava sem emprego e depois tinha logo de arranjar outro.
Então expliquem-me ( se alguém for capaz) como é que, quem está incapacitado e apresentou um Atestado Médico a comprovar, mais sete relatórios Médicos de Hospital do Estado, ainda vai ter de pedir à médica que, dias antes lhe passara o tal atestado, lhe passe agora um CIT!??
Estou a ver que sou mais uma candidata à sopa dos pobres, pelo andar da carruagem.....
Obrigada pela vossa paciência em ler-me
MVMCampos
P.S. : o processo está suspenso, assim como o meu coração, até eu levar à Seg.Social o tal sujeito chamado.....CIT ( a médica está de férias...vai ficar doente quando voltar....mas juro que não é minha a culpa!)

Mensagens populares deste blogue

valha-nos santo eucarário!