quando os povos são tratados como bandidos e os bandidos como heróis

Já não bastava o assédio do Fisco, da Segurança Social, dos Bancos, da Brisa, das Águas, da EDP, da Telecom, quando lhes devemos meia dúzia de euros e não cabemos em nenhuma lista VIP. Agora, também as nossas transacções bancárias de 1000 euros para cima vão andar rigorosamente vigiadas. Se passar uns cobres para a conta da sua mulher, que está sem cheta, se fizer um empréstimo a um amigo em apuros, se depositar uma milena ou duas na conta do seu filho, que está desempregado e precisa de ajuda para dar de comer aos seus netos, saiba desde já que vai ter as autoridades à perna, vão massacrá-lo, querer saber o destino do dinheiro, espiolhar-lhe a vida, inventariar-lhe os rendimentos, esmiuçar-lhe os gastos, os luxos de quem vive acima das suas possibilidades.

Enquanto isso, enquanto somos tratados como autênticos chulos do Estado e criminosos do pior calibre, as nível de um Al Capone, os verdadeiros bandalhos continuarão a passar não mil, não dois mil, mas muitos milhões para as suas contas off-shore. Continuarão a abrir empresas fictícias em paraísos fiscais ou a passar as suas sedes para países "amigos" do empreendedorismo, de afável fiscalidade. Continuarão a fazer negócios chorudos com o Estado que nós pagaremos em devido tempo. Continuarão a corromper políticos com dinheiro de que serão ressarcidos mais tarde ou mais cedo, por nós. Continuarão a exigir salários baixos porque não podem pagar mais. Precariedade porque não podem contratar mais. Despedimentos gratuitos porque indemnizações são um escândalo e uma imoralidade. 

Continuarão a eleger Passos e comparsas como parceiros de negócios e heróis nacionais. E, nós, além de bandidos, seremos até ver os seus porquinhos-mealheiro. Pau para toda a obra. Carne cada vez mais barata. A caminho da indigência porque, ou nos falta coragem, ou nos falta inteligência.

Comentários

Gustavo Carneiro disse…
Fonte desta noticia?...
Unknown disse…
Todos os órgãos de comunicação social, meu caro.

Mensagens populares deste blogue

valha-nos santo eucarário!