que nomes daria a um primeiro-ministro assim?

Que nome daria a um primeiro-ministro que fosse ao parlamento, para o debate do Estado da Nação, desmentir a mais óbvia realidade, negando todos os factos, um por um? SeguraMENTE enganoso, diria se for contido nas palavras, possivelMENTE aldrabão se a língua lhe for solta e livre.

Que nome daria a um primeiro-ministro que afirmasse estar farto de greves? VisivelMENTE anti-democrata, se prima pelas boas maneiras, provavelMENTE fascista se gosta de chamar os bois pelos nomes.

Que nome daria a um primeiro-ministro que insinuasse nunca ter aumentado impostos, nem reduzido salários e pensões? Sacana é a palavra que certaMENTE lhe ocorreria num acesso de cortesia, indubitavelMENTE bandalho é o termo que mais se ajusta aos seus maus fígados.

Que nome daria a um primeiro-ministro que dissesse ter reduzido a dívida pública, o desemprego, as desigualdades entre portugueses muito ricos e uma multidão imensa de carenciados? ClaraMENTE, por mais polido que seja, chamar-lhe-ia estupor. Ou, evidenteMENTE, pulha se for aficionado do português escorreito e sem mestre.

Que nome daria a um primeiro-ministro que jurasse ter diminuído a pobreza e assegurado serviços mais eficientes do que nunca na Saúde e na Justiça? ObviaMENTE, diria que é um burlão. ManifestaMENTE, que é um ser sem moral, sem ponta de humanidade, sem qualquer laivo de honestidade, hombridade, credibilidade.

Felizmente, não temos um primeiro-ministro de tal calibre. Privilegiando a verdade, só a verdade e nada mais do que a verdade, como é o caso do que nos calhou em sorte, não precisamos de lhe dizer que é seguraMENTE enganoso, possivelMENTE aldrabão, visivelMENTE anti-democrata, provavelMENTE fascista, certaMENTE sacana, indubitavelMENTE bandalho, claraMENTE estupor, evidenteMENTE pulha, obviaMENTE burlão, manifestaMENTE, um ser sem moral, humanidade, honestidade, hombridade e credibilidade.

FelizMENTE, temos o primeiro-ministro que temos. Um santo homem.
São Pedro, óleo de Rubens (foto: Museu do Prado /wikimedia)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

valha-nos santo eucarário!