aníbal cavaco silva vs juan carlos alfonso víctor maría de borbón y borbón-dos sicilias



Cavaco sai-nos caro. De todas as maneiras possíveis.

Sai caro porque não actua como Presidente em defesa do povo que o elegeu. Verdade seja dita que, quem o elegeu por maioria foi ... uma minoria, mas isso não vem à colação.

Sai caro porque custa mais ao erário público português, sustentado por todos nós, do que, para o tesouro espanhol, D. Juan Carlos e a sua vasta prole de infantes e infantas que fazem questão (pudera!) de viver de acordo com a sua principesca condição.

Assim sendo, que tem Cavaco que D. Juan Carlos não tem?

Fui ver. A neve não caía mas caiu-me o queixo ao chão.

Na Casa Civil contei, por alto, 39 colaboradores de topo, entre o chefe da dita, assessores e consultores. Com nomes sonantes por tal sinal porque, se o Juanito tem por lá marqueses e malteses, Cavaco não se pode ficar atrás e recheou Belém com Byrnes, e Pitta e Cunhas, e Sevinate Pintos, e Bustorffs, e outros finos representantes do bon chic bon genre que é para não destoar do ocupante da casa, distinto como poucos.

Depois vem a Casa Militar, onde contei um Tenente-General, um Capitão-de-Fragata, dois Tenentes-Coronéis, um Capitão-Tenente e dois Majores. E não acredito que não tenham uns quantos praças para lhes fazer cafés e ir buscar " A Bola" à rua.

Há também que contar com o Serviço de Segurança constituído, e passo a transcrever o site da presidência, "para além da Chefia (Chefe e Adjunto), um Esquadrão Presidencial da GNR, uma Esquadra de Segurança Interna da PSP e um Destacamento de Segurança Pessoal da PSP". Assim mesmo, em maiúsculas, que o respeitinho é muito bonito e com esta gente não se brinca. Ficamos, todavia, e reparem como todavia soa aqui tão chique, sem saber com quantos elementos contam o esquadrão, a esquadra e o destacamento. Reparei também que falta uma (es)quadrilha, lapso seguramente de quem trata do site.

A presidência da República conta ainda com apoio médico e sabe-se lá quantos enfermeiros, cozinheiros, pessoal da manutenção, empregadas de limpeza, jardineiros, motoristas, pessoal administrativo e por aí fora, sempre a somar.

Tudo isto, repito, é pago por nós. Não vou ao ponto, até para não me acusarem de populista, de afirmar que o Dr. Cavaco devia ter poiso num qualquer quatro assoalhadas à Curraleira, ou fazer como José Mujica, presidente do Uruguai, que conduz o seu próprio carro em deslocações oficiais, por tal sinal um carocha mais-para-lá-do-que-para-cá e não um BMW, ou um Mercedes, ou um Volvo novinho em folha com que os nossos governantes tanto gostam de se pavonear. Mas, para o que o Sr. Silva de Boliqueime produz de útil à Nação, o simples facto de o saber mais caro do que a família Bourbon dá-me vontade de me embebedar ... a bourbon, mais caro do que medronho mas os exemplos vêm de cima.

O vídeo que se segue é velho, a notícia não é de hoje, mas convém sempre lembrar. Para mais tarde recordar. Na hora de votar noutro que lhe siga as pisadas porque neste, digo-o de olhos pejados de lágrimas, já não pode ser. Outro virá de igual envergadura. É só nós querermos e, nestas coisas, costumamos querer. Quanto mais não seja por abstenção. Quem cala, consente.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

defendamos a honra, porra!

oxalá me engane!