retrato trágico de um país moribundo

Durante 12 meses, 12 fotógrafos e 12 outras personalidades reuniram-se para retratar este triste país de 2012. O projecto "12.12.12" culminou hoje, 12.12.12, com a inauguração de uma exposição fotográfica e o lançamento de um livro. 

Os fotógrafos: Adriana Morais, Adriano Miranda, Duarte Sá, José António Rodrigues, José Carlos Carvalho, José Manuel Ribeiro, Lara Jacinto, Nuno Fox, Nuno Veiga, Ricardo Meireles, Rodrigo Cabrita e Vasco Célio.

Os autores dos textos: Ana Cristina Pereira, Luís Afonso, Vicente Jorge Silva, Graça Morais, Paulo Barriga, José Luís Peixoto, Fernando Alves, Carvalho da Silva, Ana Sá Lopes, Frei Fernando Ventura, Rui Goulart, e Nuno Faria.

Saiba mais em: http://www.121212.portfoliobox.net/

ADRIANA MORAIS - Os avanços das políticas de austeridade em 2012 refletiram-se num aumento da contestação social e em reacções mais agressivas por parte da polícia. Numa manifestação anti-autoridade em Lisboa, os agentes fizeram todos os esforços para impedir que o protesto fosse fotografado, acabando por prender uma manifestante, cujo único crime era estar com uma máquina na mão.

ADRIANO MIRANDA - Luis Costa, 47 anos, Metalúrgico, trabalhava numa empresa de travões de automóveis. Desempregado há 4 anos, o patrão ficou-lhe a dever milhares de euros de salários em atraso. Actualmente o seu rendimento mensal é de 0 euros pois não tem direito a nenhum apoio do estado desde fevereiro de 2011.

DUARTE SÁ - Um Membro do partido da nova democracia entrega uma senha de desconto numa farmácia a um idoso, numa acção em que foi entregue a verba da subvenção que o partido recebe da Assembleia Legislativa Regional a centenas de idosos e pensionistas.

JOSÉ CARLOS CARVALHO - A única estrada que liga Portugal de Norte a Sul do País é reflexo da crise que se faz sentir. No ano em que as SCUTS passaram a ser pagas, as estradas secundárias tem cada vez mais tráfego, fazendo voltar o País a um passado recente. Desde o comércio aos parques de lazer, passando pelas obras inacabadas, o km 360 do IP2, no distrito de Beja, é testemunha do tempo que teima em (não) passar.

JOSÉ RIBEIRO - José Vicente (à dir.) carpinteiro de 52 anos sem trabalho e o seu amigo Jaime Dinis de 67 anos, reformado de electricista deixam a feira de São Joao da Talha ao final da manhã de 14 de Fevereiro, depois de uma manhã sem sucesso a tentarem vender os horticulas por eles criados numa horta em Loures, numa tentativa de ganhar algum sustento contra a crise.

JOSÉ ANTÓNIO RODRIGUES - Fernando, 41 anos de idade, natural de Rabo de Peixe, São Miguel, Açores, é pai de 6 filhos, avô de 2 netos. Em casa, só a mulher é que recebe RSI, cerca de €300,00. Faz parte de um grupo conhecido por "catadores", homens que procuram no lixo o sustento para a familia. A crise de 2012 já chegou ao lixo, isto mesmo o afirmam "há menos lixo, as pessoas deitam menos coisas fora".

LARA JACINTO - Juliana de 23 anos, desempregada, grávida de sete meses, vive com o marido, também desempregado e dois filhos, numa casa emprestada, em Bragança. A falta de dinheiro para alimentação é a sua maior preocupação.

NUNO FOX - No ano de 2012 as filas têm aumentado nos mais variados serviços, da Segurança Social às carrinhas de voluntariado que distribuem comida, passando às bombas de gasolina de low cost.

NUNO VEIGA - A rua do comércio em Portalegre é quase uma rua fantasma. Com lojas a fechar mês após mês, as que restam lutam para resistir à perda do poder de compra generalizada. É apenas um exemplo do que está acontecer ao outrora próspero comércio tradicional do nosso país.

RICARDO MEIRELES - Em 1993 foi estabelecido o acordo de Schengen e a partir dessa data as fronteiras estão abertas à circulação de pessoas e bens, excepto durante períodos nos quais o Governo considera necessário controlar os acessos ao país. Vila Verde da Raia, uma das principais “portas” terrestres de Portugal, tem o posto fronteiriço à venda numa imobiliária local. O Estado Português ganhará 800 mil euros se o negócio se concretizar.

RODRIGO CABRITA - 63 anos de vida dos quais 30 sem luz e água. Albino Martins vive no concelho da Sertã num terreno e numa casa que não lhe pertencem. A higiene é tratada na rua. Faça frio ou faça sol.

VASCO CÉLIO - Empreendimento Turistico Ocean Ville em Albufeira, propriedade da SLN. Hotel com cerca de 100 quartos mais de 50 fogos para habitação. Inaugurado em 2008 após um investimento de vários milhões de euros. Encerrado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

defendamos a honra, porra!

oxalá me engane!

o grande azar de pedro passos coelho